TCE investiga prefeitos por premiações

Votos de utilizador:  / 0

O Tribunal de Contas do Estado está fazendo o levantamento dos prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, secretários e outros gestores públicos que receberam premiações e condecorações de entidades e instituições promotoras de eventos no país.

O objetivo do levantamento é descobrir se essas premiações foram pagas com recursos públicos e se houve gastos irregulares com viagens, diárias, hospedagem e outras despesas.

A investigação é realizada pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) e Diretoria de Gestão Estratégica da Informação e Combate à Corrupção (Dgecor). São levantados dados relativos ao período de 2014 a 2018.

O diretor da Dgecor, José Inaldo Oliveira, explicou que os gestores que comprovadamente tenham efetuado pagamentos irregulares com dinheiro público serão responsabilizados na forma da lei.

Jumento premiado

O foco da apuração do TCE-PI são as premiações e condecorações de prefeitos e outros gestores piauienses pela União Brasileira de Divulgação (UBD), de Recife, e pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, que foram objeto de reportagem exibida pelo Fantástico, da Globo, no último domingo (5).

A UBD, por exemplo, foi mostrada condecorando um jumento no evento “Os 100 Melhores Prefeitos do Brasil”.

No Piauí, vários prefeitos que receberam essas ‘homenagens’ estão mandando deletar de portais de notícias e de redes sociais as imagens e as notícias das ‘premiações’. É trabalho perdido, pois os técnicos do TCE já conseguiram as listas dos “homenageados”.

Agora que o escândalo explodiu muitos gestores estão posando de inocentes. Mas tanto eles sabiam que esses títulos eram fajutas, e que não se faziam merecedores de homenagens como gestores, que se dispuseram a pagar pelas que lhes foram oferecidas.

 Fonte - Cidade Verde (Zózimo)

Divulgada lista de professores aprovados em seletivo da UESPI

Votos de utilizador:  / 0

A Universidade Estadual do Piauí divulgou o resultado final do processo seletivo simplificado para a contração de Professor Formador e Assistente, do curso de administração, da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). O resultado foi publicado no Diário Oficial da União no início de agosto.

A lista é composta por 12 aprovados e demais nomes da lista de classificados no processo seletivo. A seleção é composta por duas etapas: homologação das inscrições e  prova de títulos.

Confira o resultado no Diário Oficial do Governo do Piauí.

 

Fonte - R10

Gilbués registra segunda maior temperatura do país neste domingo (5)

Votos de utilizador:  / 0

Mesmo o Piauí não estando oficialmente no período do B-R-O-BRÓ, a cidade de Gilbués, 797 km ao sul do Piauí, atingiu neste domingo (5) a segunda maior temperatura do país, de 41,2°. Segundo os dados de hoje do Instituto Nacional de Metrologia (INMET), Gilbués já chegou a registrar a marca dos 42° no horário da manhã, mas agora no período da tarde, caiu cerca de 1°.

A maior temperatura registrada no país hoje foi na cidade de Comodoro, no estado do Mato Grosso, de 42,1°.

O climatologista, professor Werton Costa, explica que as altas temperaturas são até consideradas normais nesse período. A tendência é as temperaturas aumentem em algumas cidades do estado, em consequência da baixa umidade e maior insolação, como em municípios Sul, onde existem vegetações de cerrado e semi-árido. 

“Isso é normal nesse período, infelizmente, porque a temperatura oscila muito. Dentre as temperaturas registradas no NE nesse período, as do Piauí até têm estado entre as temperaturas mínimas, só que a alta umidade mais baixa e a insolação mais elevada do estado faz com que esse fenômeno de alta na temperatura aconteça, como em Gilbués”, esclareceu o climatologista.

Teresina
Na capital piauiense, como em outras cidades do sul do Piauí, deve-se esperar, como de costume, um aumento nas temperaturas. A tendência é que também em municípios como Uruçuí, Corrente, São Raimundo Nonato e Oeiras essas altas ocorram e venham aumentando da região sul para o norte, conforme afirma Werton Costa.

“Essa é uma tendência porque é onde acontecem esses ápices, porque as temperaturas vão se elevando do Sul para o Norte. Então, Teresina ainda não está tão quente, mas deve ficar. É natural, já está um pouco maior”, contou  

Oscilação 
O professor diz também que é comum que as temperaturas oscilem ao decorrer do dia. “A tabela é atualizada durante todo o dia, então hoje mesmo Gilbués já registrou 42°.

Geralmente alguma cidade do Piauí, conforme Werton Costa, aparece entre as 10 maiores temperaturas do dia na tabela do INMET.

Fatores
Ainda de acordo com o Werton Costa, o fator astronômico da localização do Piauí contribui para a altas nas temperaturas.
“Faixa de maior insolação que incide sobre o Piauí, o fato de ela receber maior luminosidade, incidência dos raios solares o ano inteiro no estado, contribuem para que as temperaturas sejam maiores. Aí quando chega o período mais seco, que se soma a radiação, naturalmente se sente com mais rigor a sensação térmica. Isso é sazonal, claro, mas o que pode acentuar também o calor é o ar mais seco”, analisou.

Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

Empresário morre em acidente na Ponte dos Milagres

Votos de utilizador:  / 5

O acidente aconteceu no início da noite desta sexta-feira na rodovia 411 entre Corrente e Riacho Frio. O empresário Satoro Kano proprietário da KS Auto Peças, localizada no bairro Nova Corrente, retornava de sua propriedade na zona rural de Corrente, quando a camionete que dirigia caiu no Riacho dos Milagres. No local existe uma ponte com passagem para somente um veículo.  “Fomos informados de um acidente na ponte dos milagres. Quando chegamos, descemos e vimos uma  homem  sob as ferragens em óbito.” Disse o Sargento Sales. Além do Sr. Satoro, haviam mais duas pessoas no veículo.   Ambas foram socorridas pelo Samu e levadas ao hospital Regional de Corrente aparentemente com ferimentos leves.

Fonte - apoio de Valdenio Gomes

Jovem de Barreiras do Piauí é encontrada morta em São Paulo

Votos de utilizador:  / 2

O corpo de Raiane Barreira Lopes  foi encontrado ontem (01)  na casa onde morava, em estado de decomposição.

O  mau cheiro provocou a curiosidade dos vizinhos. Raiane estava desaparecida a uma semana.

As informações ainda preliminares e extra oficiais apontam para crime passional, tendo em vista que o homem com quem vivia, está desaparecido e era muito ciumento.

Raiane pode ter sido morta por  sufocamento. O corpo  deverá ser liberado pelo IML no  início da tarde desta quinta-feira (2).

A família avalia a possiblidade de realizar o sepultamento em Barreiras, mas pelo o estado de decomposição em que o corpo se encontra, tudo indica que não será possível.

Raiane  trabalhava em uma padaria a cinco anos , de onde tirava o sustento e pagava  curso de fisioterapia, que seria concluído no final deste ano.

 

                                                             

Morte de funcionário público comove riachofrienses

Votos de utilizador:  / 0

A fatalidade aconteceu no início da noite desta quarta-feira próximo da zona urbana do município de Riacho Frio.

Quatro homens estavam em um Fiat que trafegava no sentido Corrente/Riacho Frio quando o motorista perdeu o controle e capotou.

Flávio Macedo Vargas  (29 anos) deu entrada no Hospital Regional de Corrente em óbito.  Estavam também no veículo e foram  internados com ferimentos Jonas Louzeiro Viana, Ubiracir  Almeida Maciel e José Clésio Marques dos Santos.

“Muita tristeza aqui. A cidade está arrasada. Flavio era muito alegre.” Disse a professora Meroca.

“Era muito querido, brincalhão e animado. Vai fazer muita falta.” Disse o professor Deonério.

Flavinho, como era mais conhecido, gostava de esportes. Jogava futebol em time da segunda divisão da cidade.

 

© Portal F10 todos os direitos reservados www.portalf10.com.br. Desenvolvido por: Uilhia net Web designer
Back to top