Sebastião Barros e mais nove municípios tem mais eleitores que habitantes

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que o Piauí possui dez cidades com mais eleitores do que habitantes. Na lista aparecem Nazária, Novo Santo Antônio, Aroeiras do Itaim, Jatobá do Piauí, São Félix do Piauí, Coivaras, Pau D'Arco do Piauí, Sebastião Barros, Bocaina e Miguel Leão.

Das cidades piauienses a maior discrepância foi registrada em Nazária, que possui um eleitorado de 10.168 pessoas e população de 8.425 habitantes, totalizando uma diferença de 1.743 pessoas. Em seguida está Novo Santo Antônio com eleitorado de 3.786 pessoas e população de 2.940 habitantes, uma diferença de 846.

Em todo o Nordeste, segundo a CNM, em 52 cidades há mais eleitores que habitantes. O Rio Grande do Norte é o estado que apresentou mais cidades, seguido da Paraíba com, respectivamente, 16 e 12 municípios. 

De acordo com o estudo, a explicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as discrepâncias consiste na distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil. Enquanto o chamado domicílio civil é mais restrito por limitar-se à residência na qual se anseia permanência definitiva, o domicílio eleitoral é aplicado de forma mais flexível, abarcando a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais. Dessa forma, é possível o cidadão morar em uma cidade e votar em outra, sem que isso se configure fraude. 

"Consequentemente, nos Municípios com maior atividade econômica ou produtiva, é normal que haja um incremento no quantitativo de eleitores, de forma a superar a população residente", informa a CNM.

Menor eleitorado

O estudo traz ainda as cidades com menor eleitorado na região no Nordeste. Em primeiro aparece Miguel Leão com 1.284 eleitores, seguido de Santo Antônio dos Milagres (1.664) e Porto Alegre do Piauí (1.781).

Maiores

Dos dez municípios com os maiores números absolutos de eleitores em 2018, nove são capitais. Salvador, com 1,7 milhões de eleitores, representa 4,54% da Região Nordeste. Teresina aparece em 7º com 552.063, 1,42% dos eleitores da região.

Hérlon Moraes
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

© Portal F10 todos os direitos reservados www.portalf10.com.br. Desenvolvido por: Uilhia net Web designer
Back to top